Comunicação pessoal – como se destacar com o poder da comunicação

Se você leu o último artigo que publiquei aqui deve se lembrar que o assunto era OS ERROS E ACERTOS DA COMUNICAÇÃO – DICAS DE COMUNICAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL. E como foi um artigo bastante acessado vou continuar a abordar a comunicação pessoal.

É um assunto que merece ser aprofundado, pois oferece uma enorme possibilidade de desdobramentos, visto que comunicação pessoal é o que você é capaz de fazer com a sua comunicação. E isso engloba, simplesmente, TUDO na sua vida. Se você ainda não leu o último artigo, sugiro que leia antes (clique aqui para ler), e depois volte para ler este.

COMUNICAÇÃO PARA A VIDA                                      


Muita gente ainda não se deu conta da importância de se comunicar bem com as outras pessoas, ou acha que não precisa ‘aprender’ nada, já que comunicar-se é um processo natural do ser humano. Mas é exatamente aí que está o grande segredo. Se determinada coisa é ‘comum’ a todos os seres humanos, é aí mesmo que você tem que se esforçar para conseguir se destacar na multidão.

Pense: todo ser humano é igual fisicamente. Mas muitos vão além com seus corpos malhados e cultivados em horas de caminhada, corrida ou exercício em academias. E se destacam. O rosto é sempre igual, com dois olhos, duas orelhas, nariz, boca... Mas alguns
são mais bonitos que outros. Seja pela harmonia natural entre estes componentes do rosto ou porque a pessoa se preocupa, cuidando da pele, dos cabelos, ou até mesmo fazendo uma cirurgia plástica para corrigir alguma deficiência.

O que quero mostrar é que, quando um atributo é ‘comum’ a todos, é preciso encontrar uma maneira de se diferenciar, ou você será mais um na multidão. É o que acontece com a formação acadêmica. Se todos os candidatos a uma vaga precisam ter ensino superior, isto é o mínimo que você precisa ter. Só vai se destacar quem tiver algo mais, como pós, MBA, ou outros conhecimentos que sejam complementares.

Com a comunicação é a mesma coisa. Não adianta você ‘saber falar’. Você precisa ter habilidades que outros não possuem para poder se destacar no meio de tantos candidatos a uma vaga de emprego; ou entre os funcionários que lutam por uma promoção; ou mesmo para ser o escolhido do chefe para ajudar naquela apresentação ou palestra. Ponto pra você.

O QUE DIZEM OS ESPECIALISTAS                                


Não sou eu, apenas, quem diz que a comunicação é importante para todos que querem se destacar em alguma área da vida. Leia isto:

            “Quanto mais uma pessoa desenvolve essa habilidade (de comunicação) mais e mais a vida lhe sorri. É como se ela acompanhasse o processo natural: aquilo que a pessoa planta ela colhe de volta. Se é uma pessoa simpática, extrovertida, comunicativa, é natural que ela tenha muitos amigos e que seja uma pessoa bem relacionada.”
Reinaldo Passadori, especialista em comunicação e mestre em neuromarketing pela FCU – Florida Christian University. Fundador do Instituto Passadori

            “Muita gente já se deu conta de que a habilidade de comunicação funciona como uma alavanca para a carreira e vem se firmando como uma competência muito valorizada pelas organizações.”
            Letterino Santoro, formado em Filosofia, especializado em Comunicação, Locução, Programação Neurolinguística e Ética Empresarial. (site)

“A comunicação é uma das principais competências necessárias a todo ser humano. Cada vez mais, as pessoas estão buscando aperfeiçoar suas habilidades. Os objetivos podem ser vários: obter uma interlocução mais positiva, melhorar as relações interpessoais, melhorar o processo de liderança ou aprimorar o contato com o público. E não são só tímidos, não.”
Site da Catho, empresa pioneira no mercado de recrutamento online no Brasil. (www.catho.com.br)

COMUNICAÇÃO PARA O SUCESSO PROFISSIONAL        


Como você pode ler nos 3 trechos transcritos acima, a comunicação é uma habilidade fundamental para o sucesso na carreira. Pois é exatamente no ambiente de trabalho que muitas pessoas enfrentam problemas causados por falta de jeito ou de cuidado com sua comunicação pessoal. A dificuldade em se comunicar com seus pares e/ou superiores pode trazer sérios problemas para o desenvolvimento da vida profissional.

Por outro lado, todos conhecem profissionais que nem são tão bons no que fazem, mas que dominam a comunicação interpessoal, comumente chamada de ‘marketing pessoal’. E quem conhece alguém assim, embora na grande maioria das vezes não aprove este tipo de comportamento (por pura inveja), é obrigado a reconhecer que ele surte efeito positivo na carreira daquela pessoa.

É muito comum ouvirmos dizer (ou nós mesmos dizermos) “fulano só se dá bem porque é puxa saco do chefe”. Ou “fulano não faz nada, só ‘se vende’”. E ainda “eu não nasci pra fazer isso”. E esta última frase esconde uma verdade: a pessoa, no fundo, está querendo dizer que não tem jeito pra ‘se vender’ daquele jeito, mas gostaria muito de ter.

Então, uma boa notícia: todos podem aprender a se comunicar melhor, a fazer um pouco desse marketing pessoal de que tanto ouvimos falar como se fosse uma dádiva de Deus para alguns poucos privilegiados. É claro que, como em tudo na vida, uns vão se desenvolver mais e outros menos, mas todos, sem exceção, podem progredir.

COMUNICAÇÃO PARA VIVER MELHOR                         


Mas a vida não se resume a trabalho (ainda bem!) e nem preciso dizer o quanto a comunicação é importante também na vida pessoal. Quem nunca se sentiu um pouco ‘deslocado’ numa reunião social, sem assunto, ou sem conseguir participar de uma conversa? Seja por timidez ou por não ser tão bem relacionado com as pessoas presentes? Pois este é um problema de comunicação pessoal.

E, muito mais do que no trabalho, estes problemas podem trazer consequências seríssimas para uma pessoa, chegando até a uma depressão. A pessoa se sente deslocada, não consegue conversar, começa a achar que aquelas pessoas não gostam dela, passa a se afastar, não quer mais ir a reuniões sociais e o problema só se agrava.

Ainda pior é quando você se vê numa situação dessas e, ao mesmo tempo, percebe que tem alguém no local que é muito bem relacionado, fala com todo mundo, se sai bem em qualquer conversa e é admirado pelos outros. A sensação é como se aquela pessoa fosse de outro planeta, e que você jamais conseguiria fazer o que ela faz.

E este tipo de situação pode acontecer até mesmo numa reunião envolvendo poucas pessoas. Tem gente que não consegue se comunicar bem nem mesmo quando está apenas com familiares ou até mesmo namorado ou namorada. É uma espécie de bloqueio que as impede de abrir a boca, de propor algum assunto ou de expressar uma opinião. “E se os outros não concordarem comigo?”

Aqui vale chamar atenção para um detalhe: não é só sair por aí falando com todo mundo e puxando assunto com qualquer um. Se você não tiver um mínimo de conteúdo para sustentar uma conversa, você não estará ‘se comunicando’. Estará apenas sendo chato.

VIDA SOCIAL + VIDA PROFISSIONAL                            


Agora uma notícia ruim para as pessoas que não sabem se comunicar como deveriam: cada vez mais a vida social está se misturando com a vida profissional. De um lado, passamos a maior parte do dia no trabalho, e as pessoas que trabalham conosco acabam ocupando um espaço grande e importante em nossas vidas.

Por outro lado, as pessoas que conhecemos na nossa vida social e com quem nos relacionamos fora do trabalho, formam uma parte essencial do que se chama hoje de networking, ou rede de contatos.  São as pessoas que vão nos ajudar a divulgar algum trabalho novo, ou para quem podemos apelar em alguma dificuldade, ou ainda que podem nos conseguir uma nova colocação no mercado de trabalho.

Portanto, a lição até aqui é simples: você não tem escolha e PRECISA melhorar sua comunicação. Veja isto:

- apresentações
- palestras
- motivação de equipes
- liderança
- reuniões de negócios
- contatos com clientes
- vendas
- entrevistas de emprego
- negociações com clientes
- negociações com o empregador
- reuniões sociais
- relacionamentos
- negociações particulares

E a lista poderia se estender ainda mais. São coisas que dependem quase que 100% da sua capacidade de se comunicar com as outras pessoas.

COMO MELHORAR SUA COMUNICAÇÃO?                     


Muito já foi dito no artigo passado (se você ainda não leu, clique aqui) sobre o que fazer e o que evitar no processo de comunicação pessoal, seja falando (comunicação verbal) seja através dos seus gestos, postura e maneira de se vestir (comunicação não verbal).

Neste artigo vou ampliar o alcance, recomendando alguns conteúdos extras para quem quer se aprofundar na melhoria da sua comunicação e vencer os obstáculos que atrapalham sua vida pessoal e profissional. São esses:

- sites citados acima, de Reinaldo Passadori e Letterino Santori. São sites onde se vendem cursos e palestras, mas sempre há conteúdo gratuito interessante;
- site Mundo Carreira – artigo que fala sobre comunicação interpessoal;
- bom artigo do site Endeavour sobre comunicação interpessoal no ambiente corporativo;
- 10 dicas para melhorar sua comunicação do site Hyperscience.

SUPER DICA EXTRA                                                    


E antes de encerrar, uma dica simples e super prática: converse. Sim, apenas isso: converse com as pessoas. Levar alguns minutos por dia conversando com quem quer que seja já vai ajudar você a vencer a timidez (se for o caso) ou a melhorar seu processo de comunicação.

➤ Tente sempre abordar algum assunto diferente para treinar sua capacidade de interagir em variadas situações sociais;

➤ Preste atenção sempre no que a outra pessoa diz;

➤ Se estiver com tempo (e a outra pessoa também) tente sustentar a conversa pelo maior tempo possível.


Você pode conversar com o jornaleiro, com o motorista de taxi, com alguém no metrô ou no ônibus, com seus familiares, vizinhos... Se puder variar, ótimo, pois você vai estar ‘treinando’ com estilos diferentes de comunicação. E em pouco tempo vai sentir a diferença e perceber que está se comunicando melhor. Lembre-se: a comunicação faz parte de qualquer ser humano. Ela vive dentro de nós. Portanto, basta exercitá-la.

Espero ter ajudado em alguma coisa para que você melhore sua comunicação e comece a colher os frutos deste progresso. Agora, não deixe de inscrever seu email lá no alto da página.

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Um abraço!

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