Comunicação pessoal – como se destacar com o poder da comunicação
Se você leu o último artigo que
publiquei aqui deve se lembrar que o assunto era OS ERROS E ACERTOS DA
COMUNICAÇÃO – DICAS DE COMUNICAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL. E como foi um artigo
bastante acessado vou continuar a abordar a comunicação pessoal.
É um assunto que merece ser
aprofundado, pois oferece uma enorme possibilidade de desdobramentos, visto que
comunicação pessoal é o que você é capaz de fazer com a sua comunicação. E isso
engloba, simplesmente, TUDO na sua vida. Se você ainda não leu o último artigo,
sugiro que leia antes (clique
aqui para ler), e depois volte para ler este.
COMUNICAÇÃO PARA A VIDA
Muita gente ainda não se deu
conta da importância de se comunicar bem com as outras pessoas, ou acha que não
precisa ‘aprender’ nada, já que comunicar-se é um processo natural do ser
humano. Mas é exatamente aí que está o grande
segredo. Se determinada coisa é ‘comum’ a todos os seres humanos, é aí
mesmo que você tem que se esforçar para conseguir se destacar na multidão.
Pense: todo ser humano é igual
fisicamente. Mas muitos vão além com seus corpos malhados e cultivados em horas
de caminhada, corrida ou exercício em academias. E se destacam. O rosto é
sempre igual, com dois olhos, duas orelhas, nariz, boca... Mas alguns
são mais
bonitos que outros. Seja pela harmonia natural entre estes componentes do rosto
ou porque a pessoa se preocupa, cuidando da pele, dos cabelos, ou até mesmo
fazendo uma cirurgia plástica para corrigir alguma deficiência.
O que quero mostrar é que, quando
um atributo é ‘comum’ a todos, é preciso encontrar uma maneira de se diferenciar, ou você será mais um na
multidão. É o que acontece com a formação acadêmica. Se todos os candidatos a
uma vaga precisam ter ensino superior, isto é o mínimo que você precisa ter. Só
vai se destacar quem tiver algo mais, como pós, MBA, ou outros conhecimentos
que sejam complementares.
Com a comunicação é a mesma
coisa. Não adianta você ‘saber falar’. Você precisa ter habilidades que outros
não possuem para poder se destacar
no meio de tantos candidatos a uma vaga de emprego; ou entre os funcionários
que lutam por uma promoção; ou mesmo para ser o escolhido do chefe para ajudar
naquela apresentação ou palestra. Ponto pra você.
O QUE DIZEM OS ESPECIALISTAS
Não sou eu, apenas, quem diz que
a comunicação é importante para todos que querem se destacar em alguma área da
vida. Leia isto:
“Quanto mais uma pessoa desenvolve essa habilidade (de comunicação) mais
e mais a vida lhe sorri. É como se ela acompanhasse o processo natural: aquilo
que a pessoa planta ela colhe de volta. Se é uma pessoa simpática,
extrovertida, comunicativa, é natural que ela tenha muitos amigos e que seja
uma pessoa bem relacionada.”
Reinaldo Passadori, especialista em
comunicação e mestre em neuromarketing pela FCU – Florida Christian University.
Fundador do Instituto Passadori
“Muita gente já se deu conta de que a habilidade de comunicação funciona
como uma alavanca para a carreira e vem se firmando como uma competência muito
valorizada pelas organizações.”
Letterino Santoro, formado em
Filosofia, especializado em Comunicação, Locução, Programação Neurolinguística
e Ética Empresarial. (site)
“A comunicação é uma das principais competências necessárias a todo ser
humano. Cada vez mais, as pessoas estão buscando aperfeiçoar suas habilidades.
Os objetivos podem ser vários: obter uma interlocução mais positiva, melhorar
as relações interpessoais, melhorar o processo de liderança ou aprimorar o
contato com o público. E não são só tímidos, não.”
Site da Catho, empresa pioneira no mercado de
recrutamento online no Brasil. (www.catho.com.br)
COMUNICAÇÃO PARA O SUCESSO PROFISSIONAL
Como você pode ler nos 3 trechos
transcritos acima, a comunicação é uma habilidade fundamental para o sucesso na
carreira. Pois é exatamente no ambiente de trabalho que muitas pessoas
enfrentam problemas causados por falta de jeito ou de cuidado com sua
comunicação pessoal. A dificuldade em se comunicar com seus pares e/ou
superiores pode trazer sérios problemas
para o desenvolvimento da vida profissional.
Por outro lado, todos conhecem
profissionais que nem são tão bons no que fazem, mas que dominam a comunicação
interpessoal, comumente chamada de ‘marketing pessoal’. E quem conhece alguém
assim, embora na grande maioria das vezes não aprove este tipo de comportamento
(por pura inveja), é obrigado a reconhecer que ele surte efeito positivo na carreira daquela pessoa.
É muito comum ouvirmos dizer (ou
nós mesmos dizermos) “fulano só se dá bem porque é puxa saco do chefe”. Ou
“fulano não faz nada, só ‘se vende’”. E ainda “eu não nasci pra fazer isso”. E
esta última frase esconde uma verdade: a pessoa, no fundo, está querendo dizer
que não tem jeito pra ‘se vender’ daquele jeito, mas gostaria muito de ter.
Então, uma boa notícia: todos
podem aprender a se comunicar melhor, a fazer um pouco desse marketing pessoal de que tanto ouvimos
falar como se fosse uma dádiva de Deus para alguns poucos privilegiados. É
claro que, como em tudo na vida, uns vão se desenvolver mais e outros menos,
mas todos, sem exceção, podem progredir.
COMUNICAÇÃO PARA VIVER MELHOR
Mas a vida não se resume a
trabalho (ainda bem!) e nem preciso dizer o quanto a comunicação é importante
também na vida pessoal. Quem nunca se sentiu um pouco ‘deslocado’ numa reunião
social, sem assunto, ou sem conseguir participar de uma conversa? Seja por
timidez ou por não ser tão bem relacionado com as pessoas presentes? Pois este
é um problema de comunicação pessoal.
E, muito mais do que no trabalho,
estes problemas podem trazer consequências
seríssimas para uma pessoa, chegando até a uma depressão. A pessoa se sente
deslocada, não consegue conversar, começa a achar que aquelas pessoas não
gostam dela, passa a se afastar, não quer mais ir a reuniões sociais e o
problema só se agrava.
Ainda pior é quando você se vê
numa situação dessas e, ao mesmo tempo, percebe que tem alguém no local que é
muito bem relacionado, fala com todo mundo, se sai bem em qualquer conversa e é
admirado pelos outros. A sensação é
como se aquela pessoa fosse de outro planeta, e que você jamais conseguiria
fazer o que ela faz.
E este tipo de situação pode
acontecer até mesmo numa reunião envolvendo poucas pessoas. Tem gente que não
consegue se comunicar bem nem mesmo quando está apenas com familiares ou até
mesmo namorado ou namorada. É uma espécie de bloqueio que as impede de abrir a
boca, de propor algum assunto ou de expressar uma opinião. “E se os outros não
concordarem comigo?”
Aqui vale chamar atenção para um
detalhe: não é só sair por aí falando com todo mundo e puxando assunto com
qualquer um. Se você não tiver um mínimo de conteúdo para sustentar uma
conversa, você não estará ‘se comunicando’. Estará apenas sendo chato.
VIDA SOCIAL + VIDA PROFISSIONAL
Agora uma notícia ruim para as
pessoas que não sabem se comunicar como deveriam: cada vez mais a vida social
está se misturando com a vida profissional. De um lado, passamos a maior parte
do dia no trabalho, e as pessoas que trabalham conosco acabam ocupando um
espaço grande e importante em nossas vidas.
Por outro lado, as pessoas que
conhecemos na nossa vida social e com quem nos relacionamos fora do trabalho,
formam uma parte essencial do que se chama hoje de networking, ou rede de contatos. São as pessoas que vão nos ajudar a divulgar
algum trabalho novo, ou para quem podemos apelar em alguma dificuldade, ou
ainda que podem nos conseguir uma nova colocação no mercado de trabalho.
Portanto, a lição até aqui é
simples: você não tem escolha e PRECISA melhorar sua comunicação. Veja isto:
- apresentações
- palestras
- motivação de
equipes
- liderança
- reuniões de
negócios
- contatos com
clientes
- vendas
- entrevistas
de emprego
- negociações
com clientes
- negociações
com o empregador
- reuniões
sociais
- relacionamentos
- negociações
particulares
E a lista poderia se estender
ainda mais. São coisas que dependem quase que 100% da sua capacidade de se
comunicar com as outras pessoas.
COMO MELHORAR SUA COMUNICAÇÃO?
Muito já foi dito no artigo
passado (se você ainda não leu, clique
aqui) sobre o que fazer e o que evitar no processo de comunicação pessoal,
seja falando (comunicação verbal) seja através dos seus gestos, postura e
maneira de se vestir (comunicação não verbal).
Neste artigo vou ampliar o
alcance, recomendando alguns conteúdos
extras para quem quer se aprofundar na melhoria da sua comunicação e vencer
os obstáculos que atrapalham sua vida pessoal e profissional. São esses:
- sites citados acima, de Reinaldo Passadori e Letterino Santori. São sites
onde se vendem cursos e palestras, mas sempre há conteúdo gratuito
interessante;
- site Mundo
Carreira – artigo que fala sobre comunicação interpessoal;
- bom artigo do site Endeavour sobre comunicação
interpessoal no ambiente corporativo;
- 10 dicas para melhorar sua
comunicação do site Hyperscience.
SUPER DICA EXTRA
E antes de encerrar, uma dica
simples e super prática: converse.
Sim, apenas isso: converse com as pessoas. Levar alguns minutos por dia
conversando com quem quer que seja já vai ajudar você a vencer a timidez (se
for o caso) ou a melhorar seu processo de comunicação.
➤ Tente sempre
abordar algum assunto diferente para treinar sua capacidade de interagir em variadas
situações sociais;
➤ Preste
atenção sempre no que a outra pessoa diz;
➤ Se estiver
com tempo (e a outra pessoa também) tente sustentar a conversa pelo maior tempo
possível.
Você pode conversar com o
jornaleiro, com o motorista de taxi, com alguém no metrô ou no ônibus, com seus
familiares, vizinhos... Se puder variar, ótimo, pois você vai estar ‘treinando’
com estilos diferentes de comunicação. E em pouco tempo vai sentir a diferença
e perceber que está se comunicando melhor. Lembre-se: a comunicação faz parte
de qualquer ser humano. Ela vive dentro de nós. Portanto, basta exercitá-la.
Espero ter ajudado em alguma coisa para que você melhore sua comunicação e comece a colher os frutos deste progresso. Agora, não deixe de inscrever seu email lá no alto da página.
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Um abraço!
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