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Artigo Interessante nº 1

CASO HAVAIANAS: COMO A MARCA FEZ o REPOSICIONAMENTO DO PRODUTO NO MERCADO – POR THALES SABOIA PEIXOTO

Entre 1988 e 1993, a Alpargatas SA começou a verificar uma forte queda no volume de vendas das Havaianas. O insucesso explicava-se devido à proposta de valor que o produto tinha na época: bom, barato e voltado para ao consumidor de baixa renda.
Em 1994, surgiram as Havaianas Top, modelos mono colores que tinham objetivo de atingir a classe média com uma nova proposta de valor: o produto continuava sendo bom e barato, porém cada consumidor tem a sua equação de valor. Com isso a marca conseguiu quebrar um paradigma; o chinelo passou a ser usado não somente em casa ou na praia, mas também em outras ocasiões do dia-a-dia das pessoas. 
 
Portanto, até 1993, as Havaianas eram comercializadas a partir de um único modelo com três opções de cores apenas. A partir de 1994, passa-se a oferecer ao mercado 40 modelos em 10 cores, o que resultou em 400 possibilidades diferentes de usar as sandálias Havaianas.


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