WhatsApp para pequenas empresas
Nos 3 últimos artigos publicados
aqui abordei assuntos que interessavam mais a empreendedores e pequenas
empresas que querem tirar o máximo de suas possibilidades de comunicação.
Falei sobre qual o custo
de se investir em comunicação, explicando que, na verdade, o que importa é
o retorno e não o custo. Depois vimos as possibilidades de uso das redes
sociais para alavancar o seu negócio, atraindo mais público. E no último
artigo falei sobre o uso de imagens
na comunicação, e como elas podem ajudar sua marca a se fixar na mente do
consumidor (clique nos links para ler os artigos).
Continuando a falar para quem tem
um pequeno negócio ou para quem pretende empreender, hoje o assunto é uma
ferramenta que está, literalmente, nas mãos de todos nós: o WhatsApp. Vamos
falar sobre este aplicativo que se tornou o queridinho dos brasileiros, e entender:
➤ Porque sua
empresa precisa utilizar o WhatsApp
➤ Como usar o
WhatsApp a favor do crescimento da sua empresa
➤ A história do
WhatsApp: uma lição de lançamento de produto
SUA EMPRESA PRECISA USAR O WHATSAPP
O WhatsApp foi lançado no final
de 2009, e se espalhou rapidamente. Tanto que apenas 5 anos depois foi comprado
pelo Facebook por 19 bilhões de dólares. Ou US$ 19.000.000.000,00. Assim, com todos os zeros, dá para ter uma
noção do tamanho da negociação.
Hoje, não há dúvida: o WhatsApp é
uma das ferramentas digitais mais populares do mundo, e a mais popular do
Brasil. Veja estes dados:
mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo
96% dos brasileiros que possuem um
smartphone usam o “zap”
são 100 milhões de usuários no Brasil, ou
quase metade da população brasileira
100% das mensagens são recebidas
98% das
mensagens enviadas são lidas em até 3
segundos
Então, ficamos combinados: não dá
pra dispensar tudo isso. Sua empresa precisa utilizar a força do WhatsApp como
mais uma ferramenta de comunicação, seja para tirar dúvidas, prestar
assistência, marcar horários, receber encomendas, divulgar novidades... Vender!
Não é de hoje que o mundo dos
negócios descobriu o aplicativo, tanto que existem empresas especializadas em
comunicação via WhatsApp, e uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC
Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas descobriu que 51,9%
dos jovens empreendedores usam o WhatsApp como principal meio de comunicação com seus clientes.
MAS O WHATSAPP TAMBÉM PRECISA DA SUA EMPRESA
Lançado há quase 8 anos, o
WhatsApp praticamente não tem faturamento, pois o usuário não paga nada pela
utilização (a cobrança de 1 dólar por ano não existe mais) e não há publicidade
no app. Mas o Facebook, com toda certeza, previa algum tipo de retorno por aquela
cifra enorme paga na aquisição da empresa.
Uma das possibilidades mais
comentadas, inclusive oficialmente, é o chamado WhatsApp Empresas. Seria uma maneira das empresas utilizarem o
aplicativo de forma mais profissional e com algumas funcionalidades exclusivas
para o mundo corporativo. Um dos fundadores da empresa, Brian Acton, esteve
recentemente no Brasil e confirmou que estão testando as funcionalidades, que devem
estrear no ano que vem.
COMO UTILIZAR O WHATSAPP PARA AUMENTAR
AS VENDAS E O LUCRO
Apesar de tudo que já foi dito
até aqui e de todas as vantagens do WhatsApp, ainda existe muita discussão
sobre como utilizá-lo como ferramenta de marketing e vendas. Antes de tudo
temos que perceber que ele tem algumas peculiaridades sobre os outros meios de
divulgação, digital ou não.
Por exemplo, se você posta alguma
coisa na página do Facebook ou de outra rede social, todos os que ‘seguem’ sua
empresa poderão ver. É uma divulgação ‘pública’. Já no WhatsApp o contato é particular, um a um. Isso
deve ser levado em conta já na hora de criar a mensagem, pois a ‘conversa’ deve
ser muito mais personalizada.
Claro que você pode usar a
funcionalidade da ‘transmissão’, onde a mesma mensagem é enviada para até 256
pessoas, o que facilita o envio. Mas mesmo assim cada pessoa receberá a
mensagem individualmente, parecendo que foi enviada apenas para ela.
E aqui vale o aviso: a
responsabilidade é muito grande, pois sua empresa não pode nem pensar em ‘pisar
na bola’ com um cliente via WhatsApp, pois a conversa estará registrada, poderá
ser enviada para várias pessoas e se multiplicar, multiplicando também o dano à
imagem da sua empresa. Além disso pode servir de prova numa eventual ação na
justiça. Lembre-se: você não tem como apagar uma mensagem enviada pelo WhatsApp
como faz com as postagens nas redes sociais.
VOCÊ TEM QUE ENCONTRAR A SUA FORMA DE UTILIZAÇÃO
A verdade é que, como tudo que é
novo e diferente do que se estava acostumado, o WhatsApp trouxe muitas
vantagens, mas também a incerteza no que se refere às suas possibilidades de
utilização. Muito pouco se usa do aplicativo para marketing e vendas até agora,
e por isso ainda não se sabe como utilizar todo o potencial dele. Mas há
algumas pistas.
Em 2014 a maionese Hellmann’s
(Unilever) criou o ‘WhatsCook’, ação pelo WhatsApp que consistia em um grupo de
chefs de cozinha de plantão, 24 horas por dia durante 10 dias, para criar
receitas para os usuários. Os participantes podiam enviar uma foto da sua
geladeira para os chefs sugerirem alguma receita com o que tinha na casa, e em
alguns casos os usuários recebiam até vídeos com detalhes do preparo dos
pratos.
Segundo a Hellmann’s a ação foi
um sucesso, com cerca de 500 pratos preparados nos 10 dias, e uma média de 65
minutos de interação de cada participante com um dos chefs. Depois do Brasil a
inciativa aconteceu também na Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. Ações neste
mesmo formato de ‘plantão de atendimento’ já foram feitas também pelo bombom
Sonho de Valsa, C & A, O Boticário e outras empresas.
E aqui lembramos o que foi dito
sobre a personalização do WhatsApp: como o contato é ‘um a um’, há uma relação
de confiança e proximidade com a marca que é quase impossível de se atingir com
outros veículos, além de possibilitar, no caso Hellmann’s, que cada usuário
tivesse uma receita personalizada, com os ingredientes de que ele dispunha.
OS PRÓS E OS CONTRAS DO
WHATSAPP
Mas, enfim, como um pequeno
empresário pode utilizar o WhatsApp para melhorar seu relacionamento com o
cliente, a imagem da empresa e também vender mais? Vamos ver quais pontos devem
ser levados em consideração:
1. Privacidade – como uma ferramenta de
comunicação pessoal, deve-se respeitar o direito de cada pessoa de querer ou
não receber mensagens de uma empresa. Portanto, a primeira regra é: jamais envie mensagens para quem não
autorizou. E mesmo para os que autorizaram, não abuse, enviando mensagens a
toda hora. Tenha bom senso.
Dica: no
início você pode enviar as mensagens usando o ‘STATUS’, assim estará, ao mesmo
tempo, enviando para todos e para ninguém especificamente. Depois que a pessoa
responder, você pede autorização para enviar mensagens para o contato dela.
2. Multimídia – o WhatsApp é uma
ferramenta que possibilita o envio descomplicado de texto, áudio, fotos e
vídeos. Sua empresa tem que se utilizar desta facilidade para se diferenciar da concorrência. Nada de
enviar um texto simples: perca um tempo, mas produza algo atrativo para seu
cliente ou possível futuro cliente. Só tenha cuidado com o tamanho do arquivo a
ser enviado.
Outra possibilidade
que deve ser aproveitada é a de enviar links para seu site ou para alguma
página de promoção. Envie, por exemplo, a imagem de algum novo produto e um
link para uma página com mais fotos, vídeos e informações sobre aquele produto.
Uma vez na página, o cliente pode efetuar a compra ou fazer uma pré reserva
para o lançamento do produto.
Dica:
aprenda a usar o próprio celular para tirar fotos das novidades ou fazer vídeos
demonstrando as vantagens de um produto. Hoje existem várias ferramentas de
edição de fotos e vídeos online e gratuitas. E muita atenção ao áudio, pois um
vídeo bem feito com um som ruim irrita qualquer um.
3. Tempo real – como o WhatsApp funciona
em tempo real, ou seja, você envia uma mensagem e ela chega quase
instantaneamente ao celular do usuário, quando quiser criar uma campanha mais
complexa, procure pensar em tudo antes de começar a divulgar.
Crie todas as
peças (fotos, vídeos, etc) e só depois que estiver certo da qualidade do
material, comece a enviar. Porque se você envia uma primeira foto e começa a
receber muitas mensagens pedindo informações, pode não ter tempo de produzir a
próxima peça, e acabará perdendo o
‘timing’ e, consequentemente, perdendo clientes.
4. Atendimento – uma das maneiras mais lógicas
de usar o WhatsApp na sua empresa é para fazer o atendimento ao cliente. É uma
maneira simples, rápida e muito eficaz de manter contato, resolver problemas e
fazer o pós-venda. Para isso é importante não esquecer de pegar o contato do
WhatsApp do cliente na hora da venda e explicar a ele como será usado.
Dica: lembre-se
de divulgar o número do WhatsApp da
sua empresa em todos os locais possíveis: no ponto de venda ao lado do caixa,
na saída da loja, nas embalagens, no site, nas redes sociais, no cartão de
visitas, nos carros de entrega. E lembre-se: não use seu número particular. A
empresa deve ter um número só para o WhatsApp.
HISTÓRIA DO WHATSAPP
Se você é empreendedor, está
começando seu negócio ou se encontra desanimado com o rumo da sua vida ou da
sua pequena empresa, leia com bastante atenção daqui pra frente. A história da
criação do WhatsApp contém lições muito
valiosas para todos que querem fazer sucesso em suas áreas de atuação.
Começamos com Jan Koum, nascido
em Kiev, na Ucrania. Aos 16 anos foi com a mãe e a avó para os Estados Unidos. Sua
mãe trabalhou como babá, e eles recebiam ajuda do governo, tipo o ‘bolsa
família’ daqui. Jan trabalhou como faxineiro até que, aos 18 anos, começou a se
interessar por computadores, mas só conseguiu ter seu primeiro computador aos
19 anos.
Seu pai faleceu ainda na Ucrania
em 1997 e sua mãe morreu de câncer, nos Estados Unidos, em 2000. Jan Koum chegou
a entrar em uma faculdade, mas abandonou antes de terminar, exatamente quando
conseguiu um emprego no Yahoo. Foi lá que ele trabalhou com aquele que viria a
ser seu sócio na criação do WhatsApp, o americano Brian Acton.
Depois de saírem do Yahoo em
2007, ambos tentaram emprego no Facebook, mas não foram admitidos. Brian Acton
também foi rejeitado numa tentativa de trabalhar no Twitter, mas nunca
desanimou. Eles conseguiram empregos em restaurantes enquanto procuravam o que
fazer.
Em janeiro de 2009, após comprar
seu primeiro iPhone, Jan Koum percebeu que o mercado de aplicativos teria um
grande futuro. Foi conversando com um amigo que ele teve a ideia de um app para
troca de mensagens, e imediatamente criou o nome WhatsApp (o nome lembra o
termo em inglês “what’s up”, que quer dizer algo como “E aí?”). Em fevereiro
daquele ano, no dia do seu aniversário, ele registrou a empresa ‘WhatsApp Inc’.
Na época da criação da empresa
Jan estava desempregado e quase sem dinheiro. Apenas 5 anos depois ele se
tornou bilionário ao venderem o
WhatsApp para o Facebook por 19 bilhões de dólares. Mas se você acha que até
aqui a história é apenas mais uma de um empreendedor que começou do nada, você
tem razão. Porém, preste atenção aos detalhes que vou revelar agora.
APRENDA COMO LANÇAR UM PRODUTO DE SUCESSO
O primeiro objetivo contido na
ideia do aplicativo era criar uma ferramenta de troca de mensagens que fosse
fácil de usar, e muito mais funcional que o SMS. O app funcionaria baseado na
agenda de contatos do celular, mas não usaria a rede telefônica, e sim a
internet. A principal preocupação era que a utilização fosse simples para o
usuário.
A ideia inicial era criar um
aplicativo apenas para iPhone e começar a divulga-lo entre os amigos. Mas,
depois de corrigirem os erros em algumas versões que não funcionaram, assim que
lançaram a primeira versão de testes o app foi sendo divulgado no ‘boca a
boca’, e foi impossível controlar.
Quando atingiram 250.000
usuários, Jan e Brian se deram conta de que precisariam de dinheiro para
contratar funcionários, pois eles já não davam conta da empresa sozinhos. Foi
Brian quem conseguiu que 5 amigos do Yahoo fizessem o primeiro investimento na
empresa, um total de 250 mil dólares.
Logo depois eles perceberam que
teriam que lançar versões para outros sistemas operacionais, como o Android,
por exemplo. Hoje o WhatsApp é multi plataforma, o que colaborou muito para que
se espalhasse pelos celulares em todo o mundo.
Um dos objetivos iniciais que
jamais foi abandonado era o de que o WhatsApp seria sempre livre de
publicidade. Inclusive esta foi uma das ‘cláusulas inegociáveis’ na época da
venda da empresa para o Facebook.
Todos estes fatores juntos
fizeram o sucesso do WhatsApp junto ao público e podem ser resumidos assim:
✓ Experiência do
usuário final (simples e sem publicidade)
✓ Opera em todas
as plataformas (iOs, Android, Windows Phone e outras)
✓ Trabalha com
praticamente todos os tipos de mídias e documentos (fotos, vídeos, gifs, áudio,
texto, documentos em PDF, documentos do Office)
✓ 100% das
mensagens são efetivamente recebidas pelos destinatários (98% abertas quase que
imediatamente)
Tudo que foi dito aí em cima pode
(e deve!) ser usado por você na sua empresa, não importa em que ramo ela atue.
Você deve SEMPRE se preocupar em
resolver um problema do seu cliente e também com a experiência que ele terá com
a sua solução. Se fizer isso, não tenha dúvida de que o lucro virá como
resultado.
O MARKETING DE LANÇAMENTO DO WHATSAPP
Mas há um grande detalhe nesta
história que acredito que você não tenha percebido. Notou que eu não falei
sobre como foi feito o marketing de lançamento do WhatsApp? Pois eu explico: o
motivo é que simplesmente não houve
marketing de lançamento e nenhum outro tipo de marketing para o WhatsApp.
E esta é a conclusão da lição
acima: quando você se preocupa com o produto, suas funcionalidades, seu
resultado na vida das pessoas que irão utilizá-lo, a divulgação acontece naturalmente
e o crescimento é orgânico. Nada foi
gasto para divulgar o WhatsApp.
E tudo isto lembra muito o caso
do próprio Facebook, que também foi criado com a intenção de ser uma rede
social interna de uma universidade e acabou se tornando o que é hoje. Isto
apenas confirma, mais uma vez, que o lucro não pode ser o objetivo principal de
um negócio, mas o resultado de um trabalho feito com paixão e dedicação para resolver
um problema existente.
O WhatsApp é a prova de como uma
simples ferramenta de comunicação, criada
para facilitar a interação entre as pessoas, pode mudar a maneira como nos
relacionamos.
Agora deixe seu comentário dizendo se gostou ou se tem algo mais a acrescentar sobre a sua experiência com o WhatsApp. E depois vá até o alto da página e inscreva seu email. Você receberá um aviso apenas quando eu postar outro artigo, ok?
Um abraço!
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