As Redes Sociais e a Comunicação – Como as empresas podem tirar proveito desta nova ferramenta

No último artigo publicado aqui, falei sobre o custo de se investir em comunicação, e lembrei que você pode usar as ferramentas existentes hoje para fazer a comunicação da sua empresa gastando muito pouco. Se você ainda não leu este artigo, pode ler clicando aqui.

E agora, continuando a nos aprofundar mais um pouco no assunto, vamos falar mais especificamente das redes sociais e sobre como utiliza-las para fazer a comunicação da sua empresa, seja ela de que tamanho for.

O que veremos neste artigo:

  • A comunicação ontem e hoje: as mudanças que surgiram na era digital
  • O surgimento das redes sociais e como elas evoluíram
  • Como sua empresa pode tirar proveito das redes sociais para:
                - aumentar seu público
             - mudar a maneira como sua empresa é vista
             - vender mais e melhor

AS POSSIBILIDADES DE

COMUNICAÇÃO NA ERA DIGITAL


Até alguns anos atrás não havia muita escolha. A comunicação de uma empresa, fosse com o objetivo de publicidade, de melhora da imagem ou de comunicar algum fato importante
ao público, ficava restrita aos veículos de comunicação de massa: rádio, tv, jornal, revista. Dependendo do objetivo, poderia ser utilizado um outdoor ou suas variações (publicidade em ônibus e taxis, por exemplo). E as opções praticamente terminavam por aí.

Isso dificultava sobretudo a vida das pequenas empresas, que não dispunham de verba suficiente para grandes anúncios ou grandes campanhas, se restringindo a, no máximo, um comercial em emissora de rádio ou em jornal local. E mesmo assim não era com a regularidade que deveria.

Hoje, com a internet, as coisas mudaram drasticamente. E para melhor! As chances de fazer sua empresa ‘aparecer’ para o público são muito maiores, com a possibilidade de utilização de blogs, vídeos, anúncios PPC (pagos por clique), só para citar os principais. E, claro, as redes sociais.

REDES SOCIAIS:

UM MUNDO NOVO QUE SURGE


Quando surgiram as principais redes sociais


Antes de tudo é preciso dizer que as redes sociais não são nenhuma novidade. E aqui vale uma breve história delas: a primeira surgiu em 1995 (sim, há 22 anos!), com o nome de Classmates, e o objetivo de ajudar a reencontrar amigos que estudaram juntos, seja na escola ou na faculdade. E, pasmem: o site está no ar até hoje!

Depois veio a primeira rede social nos moldes do que conhecemos hoje, com perfis, etc. Surgiu em 1997 e se chamava Six Degrees. E com a ideia lançada vieram outros, e o Friendster, lançado em 2002, conseguiu um sucesso tão grande que chegou a despertar o interesse do Google, que tentou compra-lo, mas não conseguiu.

A esta altura, com o mercado criado, o My Space surgiu em 2003 e em pouco tempo conseguiu desbancar o Friendster. Neste mesmo ano surgiu uma rede social dedicada aos contatos profissionais dos usuários, o Linkedin.

ORKUT E FACEBBOK SURGIRAM AO MESMO TEMPO

Mas foi no ano seguinte, 2004, que a coisa começaria a ‘pegar’ de vez. O Orkut, criado por Orkut Buyukkokten, um engenheiro turco, o site cresceu rápido e, novamente, despertou o interesse do Google que, dessa vez, conseguiu comprar a empresa.

Mas nem a força do Google nem a popularidade do Orkut foram suficientes para segurar o Facebook, criado no mesmo ano a partir de uma ideia de Mark Zuckerberg, que imaginou apenas uma rede ‘interna’ para amigos da faculdade. Mas perceberam a mina de ouro que tinham nas mãos, o serviço foi aberto ao público e hoje são mais de 1 bilhão de usuários (e muitos bilhões de dólares na conta de Mark Zuckerberg).

O TWITTER MUDA TUDO

Já em 2006 surge o Twitter, com uma proposta bem diferente: troca de mensagens com o máximo de 140 caracteres. Empresas e celebridades adoraram, e usam a rede social para expor suas ideias, mandar recados e fazer divulgação. São cerca de 500 milhões de usuários, e Donald Trump é um dos que aproveitam a rede para dizer o que pensa sobre os mais variados assuntos.

E depois surgiram muitos outros tipos diferentes de serviços também chamados de redes sociais, como de fotos (Instagram e outros), vídeos (YouTube e outros) ao redor de algum assunto específico (Pinterest), etc. E o Google, que viu seu Orkut praticamente morrer depois do surgimento do Facebook, criou o Google+ (Google Plus) em 2011 e está investindo constantemente em aprimoramentos para fazê-lo cair no gosto do usuário. Afinal, dinheiro para isso não falta.

Até aqui você viu como as possibilidades de comunicação mudaram com o surgimento de vários serviços digitais que eram impensáveis alguns anos atrás. E agora vamos ver como é possível tirar proveito dessas vantagens que a vida digital nos trouxe, mais especificamente com as redes sociais.

A IMPORTÂNCIA DAS 

REDES SOCIAIS NAS EMPRESAS


O mundo dos negócios não é feito de bobos. Com o crescimento das redes sociais e suas centenas de milhões de usuários, é claro que as empresas enxergaram aí a possibilidade de falar com um número enorme de pessoas de uma só vez. E o melhor: falar com estas pessoas num ambiente fora do ‘comercial’, com a possibilidade de travar um relacionamento mais duradouro do que uma simples venda.

E é exatamente aí que está a importância das redes sociais nas empresas, de qualquer tamanho e de qualquer ramo. Pense: uma rede social é como um grupo de amigos que uma pessoa tem. Ela fala com aqueles amigos, fica sabendo das novidades sobre eles, e o grupo compartilha coisas entre si. Não é por acaso que leva o nome rede social, ok?

Agora imagine esta situação: um grupo de amigos está reunido, comendo, bebendo, trocando ideias, falando da vida, dos namoros, reclamando dos seus patrões... E de repente chega sua empresa e interrompe tudo isso para vender alguma coisa. Qual o resultado desta abordagem? Sem muito esforço, podemos pensar em alguns:

  1. ·         Sua empresa não vai vender nada
  2. ·         A imagem da empresa vai ficar mortalmente ferida dentro daquele grupo
  3. ·         Os integrantes do grupo vão espalhar isso em outros grupos


Resumindo: será um desastre total para as aspirações da sua empresa dentro daquele grupo e, possivelmente, no mercado em geral. Sua empresa agiu de forma inconveniente, se meteu onde não foi chamada e não trouxe nada de positivo para aquelas pessoas. 

COMO UMA EMPRESA DEVE SE COMPORTAR NAS REDES SOCIAIS

Mas então, como fazer? Como posso me aproximar destas pessoas sem cometer esses erros graves? Não é difícil perceber que, se é uma rede ‘social’, as pessoas estão ali para socializar. Elas querem formar grupos de amigos e de pessoas que, mesmo não sendo exatamente ‘amigos’, tem interesses ou gostos em comum. E é assim que as empresas devem se comportar. Como primeira tarefa, pergunte-se:

·         - Qual meu produto ou serviço?
·         - Para que público alvo ele é direcionado?
·         - Onde está esse público?
·         - Como chegar até ele?
·         - Qual estratégia usar para que as pessoas aceitem minha abordagem?

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: O MAPA DO SUCESSO

Este é o início de tudo. O planejamento do que deve ser feito é, neste caso, mais importante até do que a qualidade do seu produto ou serviço. Porque a qualidade só será atestada depois que as pessoas consumirem. E antes disso, você tem que fazer sua mensagem chegar até as pessoas.

Então vamos lá. Você já sabe que seu produto é destinado ao público feminino, da faixa etária X e da classe social Y. Ótimo. Agora pense no que este público alvo gosta de consumir, de fazer, onde frequenta, se sai muito à noite, se é mais de ficar em casa, etc, etc, etc. Quanto mais coisas você souber a respeito do seu público, melhor.

De posse destas informações, atestadas por pesquisas (não adianta você apenas ‘achar’), você começará a oferecer conteúdo (palavrinha de ouro nos dias atuais) na sua rede social e em outros canais (blog, YouTube, etc), em vários formatos. Este conteúdo precisa estar de acordo com os interesses do seu público alvo, e é isso que fará com que sua empresa seja aceita ‘socialmente’ por aquelas pessoas.

Qual a diferença para a abordagem anterior? Muito simples: desta vez você não está ‘vendendo’ nada, mas demonstrando interesse pelas mesmas coisas que elas, e portanto você (sua empresa) será aceito no grupo. E ainda está oferecendo conteúdo interessante, conteúdo que as pessoas do grupo gostam, conteúdo que vão comentar entre si e compartilhar, o que fará o nome da sua empresa se espalhar para outros grupos. É o milagre da multiplicação, na era digital!

COMO ATRAIR SEU PÚBLICO ALVO:

 COM CONTEÚDO INTERESSANTE

E DE QUALIDADE


O mais interessante neste tipo de abordagem do marketing de conteúdo é que praticamente se inverte a lógica do mercado. Agora você não vai atrás do seu público: ele é que vem até você, fisgado pelo conteúdo interessante e de qualidade que você disponibiliza em seus vários canais na internet.

Funciona assim: o conteúdo que sua empresa fornece gratuitamente faz com que o público a veja com bons olhos. E então ele aceita fazer parte da sua rede social, porque sua empresa demonstra ter os mesmos interesses que ele. E na hora de comprar alguma coisa, pode ter certeza de que sua empresa será a primeira a ser lembrada.

Mas então, o certo é não tentar vender nada para o público nas redes sociais? Calma, que não é bem assim...  Você também não pode ficar esperando sentado até seu público querer comprar algo! Você quer (e precisa) vender! E é perfeitamente possível oferecer seus produtos para o público que segue sua empresa nas redes sociais, afinal este foi o motivo que levou sua empresa até aqui, certo?

COMO GANHAR DINHEIRO COM 

AS REDES SOCIAIS


A maneira mais simples de começar a tirar proveito financeiro da sua estratégia nas redes sociais é com o próprio conteúdo que você disponibiliza. Se você vende produtos de beleza e libera um vídeo ensinando truques de maquiagem, por exemplo, ao final do vídeo você pode incluir um link pedindo que a pessoa coloque o email dela para ter acesso a mais conteúdo sobre aquele assunto, algo como um bônus, ou uma amostra grátis do produto.

De posse destes emails você já começa a montar listas específicas para cada tipo de produto, e pode enviar material de divulgação, promoções, lançamentos, etc. Sempre com a opção de compra online, que é a melhor maneira de vender para este tipo de público. Mas esta é apenas uma das possibilidades de monetização que sua rede social pode trazer. A fórmula é:

+ gente na sua rede social + e-mails na sua lista = mais vendas

O foco deste texto foi mostrar como uma empresa deve se relacionar com seu público nas redes sociais, para montar um grupo numeroso de pessoas com os mesmos gostos e interesses. E se sua empresa souber trabalhar na qualidade dos conteúdos que disponibilizar para as pessoas, seu público vai crescer cada vez mais. E público maior significa mais gente para você oferecer seu produto. Com a diferença de que este público já está identificado, de alguma forma, com sua empresa.

Na hora de gastar seu dinheiro, você vai preferir comprar de quem você gosta.

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Um abraço

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