As Redes Sociais e a Comunicação – Como as empresas podem tirar proveito desta nova ferramenta
No último
artigo publicado aqui, falei sobre o custo de se investir em comunicação, e
lembrei que você pode usar as ferramentas existentes hoje para fazer a
comunicação da sua empresa gastando muito pouco. Se você ainda não leu este
artigo, pode ler clicando aqui.
E agora,
continuando a nos aprofundar mais um pouco no assunto, vamos falar mais
especificamente das redes sociais e sobre como utiliza-las para fazer a comunicação
da sua empresa, seja ela de que tamanho for.
O que veremos neste artigo:
- A comunicação ontem e hoje: as mudanças que surgiram na era digital
- O surgimento das redes sociais e como elas evoluíram
- Como sua empresa pode tirar proveito das redes sociais para:
- aumentar seu público
- mudar a maneira como sua empresa é vista
- vender mais e melhor
AS POSSIBILIDADES DE
COMUNICAÇÃO NA ERA DIGITAL
Até alguns
anos atrás não havia muita escolha. A comunicação de uma empresa, fosse com o
objetivo de publicidade, de melhora da imagem ou de comunicar algum fato
importante
ao público, ficava restrita aos veículos de comunicação de massa: rádio, tv, jornal, revista. Dependendo do objetivo, poderia ser utilizado um outdoor ou suas variações (publicidade em ônibus e taxis, por exemplo). E as opções praticamente terminavam por aí.
ao público, ficava restrita aos veículos de comunicação de massa: rádio, tv, jornal, revista. Dependendo do objetivo, poderia ser utilizado um outdoor ou suas variações (publicidade em ônibus e taxis, por exemplo). E as opções praticamente terminavam por aí.
Isso
dificultava sobretudo a vida das pequenas empresas, que não dispunham de verba
suficiente para grandes anúncios ou grandes campanhas, se restringindo a, no
máximo, um comercial em emissora de rádio ou em jornal local. E mesmo assim não
era com a regularidade que deveria.
Hoje, com a
internet, as coisas mudaram drasticamente. E para melhor! As chances de fazer
sua empresa ‘aparecer’ para o público são muito maiores, com a possibilidade de
utilização de blogs, vídeos, anúncios PPC (pagos por clique), só para citar os
principais. E, claro, as redes sociais.
REDES SOCIAIS:
UM MUNDO NOVO QUE SURGE
Antes de
tudo é preciso dizer que as redes sociais não são nenhuma novidade. E aqui vale
uma breve história delas: a primeira surgiu em 1995 (sim, há 22 anos!), com o
nome de Classmates, e o objetivo de ajudar a reencontrar amigos que estudaram juntos, seja
na escola ou na faculdade. E, pasmem: o site está no ar até hoje!
Depois veio a primeira rede social nos moldes do que
conhecemos hoje, com perfis, etc. Surgiu em 1997 e se chamava Six Degrees. E com a ideia lançada
vieram outros, e o Friendster,
lançado em 2002, conseguiu um sucesso tão grande que chegou a despertar o interesse
do Google, que tentou compra-lo, mas não conseguiu.
A esta altura, com o mercado criado, o My Space surgiu em 2003 e em pouco tempo
conseguiu desbancar o Friendster. Neste mesmo ano surgiu uma rede social
dedicada aos contatos profissionais dos usuários, o Linkedin.
ORKUT
E FACEBBOK SURGIRAM AO MESMO TEMPO
Mas foi no
ano seguinte, 2004, que a coisa começaria a ‘pegar’ de vez. O Orkut, criado por Orkut Buyukkokten, um
engenheiro turco, o site cresceu rápido e, novamente, despertou o interesse do Google
que, dessa vez, conseguiu comprar a empresa.
Mas nem a
força do Google nem a popularidade do Orkut foram suficientes para segurar o Facebook, criado no mesmo ano a partir
de uma ideia de Mark Zuckerberg, que imaginou apenas uma rede ‘interna’ para
amigos da faculdade. Mas perceberam a mina de ouro que tinham nas mãos, o
serviço foi aberto ao público e hoje são mais de 1 bilhão de usuários (e muitos bilhões de dólares na conta de Mark
Zuckerberg).
O TWITTER MUDA TUDO
Já em 2006
surge o Twitter, com uma proposta
bem diferente: troca de mensagens com o máximo de 140 caracteres. Empresas e
celebridades adoraram, e usam a rede social para expor suas ideias, mandar
recados e fazer divulgação. São cerca de 500 milhões de usuários, e Donald
Trump é um dos que aproveitam a rede para dizer o que pensa sobre os mais
variados assuntos.
E depois
surgiram muitos outros tipos diferentes de serviços também chamados de redes
sociais, como de fotos (Instagram e
outros), vídeos (YouTube e outros) ao
redor de algum assunto específico (Pinterest),
etc. E o Google, que viu seu Orkut praticamente morrer depois do surgimento do
Facebook, criou o Google+ (Google
Plus) em 2011 e está investindo constantemente em aprimoramentos para fazê-lo
cair no gosto do usuário. Afinal, dinheiro para isso não falta.
Até aqui você viu como as possibilidades de comunicação
mudaram com o surgimento de vários serviços digitais que eram impensáveis
alguns anos atrás. E agora vamos ver como é possível tirar proveito dessas
vantagens que a vida digital nos trouxe, mais especificamente com as redes
sociais.
A IMPORTÂNCIA DAS
REDES SOCIAIS NAS EMPRESAS
O mundo dos
negócios não é feito de bobos. Com o crescimento das redes sociais e suas
centenas de milhões de usuários, é claro que as empresas enxergaram aí a
possibilidade de falar com um número enorme de pessoas de uma só vez. E o
melhor: falar com estas pessoas num ambiente fora do ‘comercial’, com a
possibilidade de travar um relacionamento mais duradouro do que uma simples
venda.
E é
exatamente aí que está a importância das redes sociais nas empresas, de
qualquer tamanho e de qualquer ramo. Pense: uma rede social é como um grupo de
amigos que uma pessoa tem. Ela fala com aqueles amigos, fica sabendo das
novidades sobre eles, e o grupo compartilha coisas entre si. Não é por acaso
que leva o nome rede social, ok?
Agora
imagine esta situação: um grupo de amigos está reunido, comendo, bebendo,
trocando ideias, falando da vida, dos namoros, reclamando dos seus patrões... E
de repente chega sua empresa e interrompe tudo isso para vender alguma coisa.
Qual o resultado desta abordagem? Sem muito esforço, podemos pensar em alguns:
- · Sua empresa não vai vender nada
- · A imagem da empresa vai ficar mortalmente ferida dentro daquele grupo
- · Os integrantes do grupo vão espalhar isso em outros grupos
Resumindo:
será um desastre total para as aspirações da sua empresa dentro daquele grupo
e, possivelmente, no mercado em geral. Sua empresa agiu de forma inconveniente,
se meteu onde não foi chamada e não trouxe nada de positivo para aquelas
pessoas.
COMO UMA EMPRESA DEVE SE COMPORTAR NAS REDES SOCIAIS
Mas então,
como fazer? Como posso me aproximar destas pessoas sem cometer esses erros
graves? Não é difícil perceber que, se é uma rede ‘social’, as pessoas estão
ali para socializar. Elas querem formar grupos de amigos e de pessoas que,
mesmo não sendo exatamente ‘amigos’, tem interesses ou gostos em comum. E é assim
que as empresas devem se comportar. Como primeira tarefa, pergunte-se:
· - Qual
meu produto ou serviço?
· - Para
que público alvo ele é direcionado?
· - Onde
está esse público?
· - Como
chegar até ele?
· - Qual
estratégia usar para que as pessoas aceitem minha abordagem?
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: O MAPA DO
SUCESSO
Este é o
início de tudo. O planejamento do que deve ser feito é, neste caso, mais
importante até do que a qualidade do seu produto ou serviço. Porque a qualidade
só será atestada depois que as pessoas
consumirem. E antes disso, você tem
que fazer sua mensagem chegar até as pessoas.
Então vamos
lá. Você já sabe que seu produto é destinado ao público feminino, da faixa
etária X e da classe social Y. Ótimo. Agora pense no que este público alvo gosta
de consumir, de fazer, onde frequenta, se sai muito à noite, se é mais de ficar
em casa, etc, etc, etc. Quanto mais coisas você souber a respeito do seu
público, melhor.
De posse
destas informações, atestadas por pesquisas (não adianta você apenas ‘achar’),
você começará a oferecer conteúdo
(palavrinha de ouro nos dias atuais) na sua rede social e em outros canais
(blog, YouTube, etc), em vários formatos. Este conteúdo precisa estar de acordo
com os interesses do seu público alvo, e é isso que fará com que sua empresa
seja aceita ‘socialmente’ por aquelas pessoas.
Qual a
diferença para a abordagem anterior? Muito simples: desta vez você não está
‘vendendo’ nada, mas demonstrando interesse pelas mesmas coisas que elas, e
portanto você (sua empresa) será aceito no grupo. E ainda está oferecendo
conteúdo interessante, conteúdo que as pessoas do grupo gostam, conteúdo que
vão comentar entre si e compartilhar, o que fará o nome da sua empresa se
espalhar para outros grupos. É o milagre da multiplicação, na era digital!
COMO ATRAIR SEU PÚBLICO ALVO:
COM CONTEÚDO INTERESSANTE
E DE QUALIDADE
O mais
interessante neste tipo de abordagem do marketing de conteúdo é que
praticamente se inverte a lógica do mercado. Agora você não vai atrás do seu
público: ele é que vem até você, fisgado pelo conteúdo interessante e de
qualidade que você disponibiliza em seus vários canais na internet.
Funciona
assim: o conteúdo que sua empresa fornece gratuitamente faz com que o público a
veja com bons olhos. E então ele aceita fazer parte da sua rede social, porque
sua empresa demonstra ter os mesmos interesses que ele. E na hora de comprar
alguma coisa, pode ter certeza de que sua empresa será a primeira a ser
lembrada.
Mas então, o
certo é não tentar vender nada para o público nas redes sociais? Calma, que não
é bem assim... Você também não pode
ficar esperando sentado até seu público querer comprar algo! Você quer (e
precisa) vender! E é perfeitamente possível oferecer seus produtos para o
público que segue sua empresa nas redes sociais, afinal este foi o motivo que
levou sua empresa até aqui, certo?
COMO GANHAR DINHEIRO COM
AS REDES SOCIAIS
A maneira
mais simples de começar a tirar proveito financeiro da sua estratégia nas redes
sociais é com o próprio conteúdo que você disponibiliza. Se você vende produtos
de beleza e libera um vídeo ensinando truques de maquiagem, por exemplo, ao
final do vídeo você pode incluir um link pedindo que a pessoa coloque o email
dela para ter acesso a mais conteúdo sobre aquele assunto, algo como um bônus,
ou uma amostra grátis do produto.
De posse
destes emails você já começa a montar listas específicas para cada tipo de
produto, e pode enviar material de divulgação, promoções, lançamentos, etc.
Sempre com a opção de compra online, que é a melhor maneira de vender para este
tipo de público. Mas esta é apenas uma das possibilidades de monetização que
sua rede social pode trazer. A fórmula é:
+ gente na sua rede
social + e-mails na sua lista = mais vendas
O foco deste
texto foi mostrar como uma empresa deve se relacionar com seu público nas redes
sociais, para montar um grupo numeroso de pessoas com os mesmos gostos e
interesses. E se sua empresa souber trabalhar na qualidade dos conteúdos que
disponibilizar para as pessoas, seu público vai crescer cada vez mais. E
público maior significa mais gente para você oferecer seu produto. Com a
diferença de que este público já está identificado, de alguma forma, com sua
empresa.
Na hora de
gastar seu dinheiro, você vai preferir comprar de quem você gosta.
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seu comentário ou a sugestão de algum tema para um artigo. E se você gostou do
que leu, não deixe de inscrever seu email lá no alto da página para ficar
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Um abraço!
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