Os erros e acertos da comunicação – dicas de comunicação pessoal e profissional

Nos últimos artigos falei aqui sobre alguns aspectos da comunicação que podem ajudar as pequenas empresas a crescer e melhorar sua imagem. Desde a melhor maneira de utilizar as redes sociais e o WhatsApp até como usar as imagens para impulsionar a comunicação. Também falei sobre o custo do investimento em comunicação, e este artigo você pode ler clicando aqui.

Pois agora eu acredito que esteja na hora de falar sobre outro tipo de comunicação, muito mais abrangente: a comunicação pessoal, seja na vida particular ou no trabalho. Um assunto que deveria interessar a cada pessoa, já que pode influenciar todos os aspectos da vida. Você vai ler sobre:

  ➥ A importância da comunicação não verbal

  ➥ Como dominar a comunicação verbal

  ➥ Conquistando vitórias pela comunicação

💬 93% DA NOSSA COMUNICAÇÃO É NÃO VERBAL


Será que isso aí em cima é verdade, mesmo? Embora este seja um conceito bastante difundido pelos especialistas em comunicação, parece que não é exatamente assim...
Vejamos: esta ideia teve origem em estudos realizados por Albert Mehrabian, iraniano, professor emérito de psicologia na Universidade da Califórnia – Los Angeles (UCLA)

Em 1967 ele conduziu dois estudos sobre a importância da comunicação não verbal,
chegando à seguinte conclusão:

    👉7% da comunicação seria atribuída ao componente verbal (o que é dito)
    👉38% ao componente vocal (o tom da voz)
    👉55% ao componente facial (expressão facial)

Depois disso, alguém resolveu somar 38+55 e chegou à ‘conclusão’ de que a comunicação não verbal é responsável por 93% de toda a comunicação, incluindo aí o tom de voz e os gestos, por exemplo.

Acontece que, dos dois estudos que Mehrabian conduziu, o mais elaborado deles envolveu apenas 20 pessoas, e todas mulheres. Além disso foi baseado em vozes gravadas e fotos de rostos, também todos femininos. Por isso o estudo fala em “expressão facial” e não em expressão corporal. Enfim, podemos concluir que não é exatamente uma prova científica, concorda?


💬  MAS COMUNICAR-SE NÃO É SÓ FALAR


Porém, uma coisa é certa: a linguagem corporal é muito importante no processo de comunicação pessoal. E aí estão incluídos o tom da voz, o olhar, as expressões do rosto, os gestos, as posições do corpo e até mesmo a maneira como estamos vestidos. E isso vale tanto na vida pessoal quanto na profissional, sendo até mais decisiva nesta última.

A linguagem corporal é um dos principais fatores em entrevistas de emprego, por exemplo, porque está provado que o corpo fala, mesmo que estejamos em silêncio. E ele expressa exatamente o que estamos sentindo internamente. Portanto deve-se aprender a controlar certos gestos e atitudes que podem ir contra você.

Em reuniões, apresentações, negociações, você está sempre sendo observado, mesmo que não esteja falando. A forma como se senta, por exemplo, pode mostrar seu grau de interesse no que está sendo falado ou discutido. Da mesma forma, a maneira como você olha para as pessoas quando está conversando com elas pode revelar se você está confiante no que diz e, até mesmo, se está falando a verdade.

💬 APRENDER A FALAR COM O CORPO E A APARÊNCIA


Então, seja num encontro social, seja num processo seletivo para um emprego, seja numa palestra ou apresentação onde você é o personagem principal, não devemos nos ater apenas ao que estamos falando para as outras pessoas, mas também (ou principalmente) ao que estamos mostrando a elas.

Quem nunca assistiu uma palestra onde o apresentador acaba ‘aparecendo’ mais do que o assunto abordado? Se ele não estiver seguro de si, com a voz bem colocada, sem exagerar no gestual, ficará difícil prestar atenção ao que ele está dizendo. E se ele estiver usando um terno amarelo? Não será levado a sério, com certeza.

A primeira coisa a aprender é controlar o corpo. Cuidado com as mãos, posição do corpo sempre discreta, voz firme, porém moderada, vão deixar você numa posição favorável perante as outras pessoas. Ou, pelo menos, não vão fazer com que elas tenham alguma restrição inconsciente a você. Então, vamos lembrar:

Aperto de mãos – não deve ser ‘frouxo’ demais nem apertado demais. Um aperto de mão firme passa segurança e confiança.

Gestos – são muitas as possibilidades de gestos e seria impossível falar de todos aqui. Então, um único conselho seria: evite gesticular demais e seja moderado nos movimentos com as mãos.

Braços – os braços cruzados podem transmitir a sensação de que você está numa posição defensiva. Em uma reunião de negócios, evite.

Mãos no rosto – são várias possibilidades (mão na boca, no queixo, nos olhos, no nariz, na testa), mas muitas delas dizem que você está inseguro ou até que está mentindo. Evite!

Olhos – numa conversa o certo é olhar para o rosto da pessoa a maior parte do tempo. Se for uma conversa de negócios tente olhá-la um pouco acima dos olhos.

Pernas – pernas cruzadas, assim como os braços, podem indicar que você está na defensiva.

👍Dica: no livro “Desvendando os Segredos da Linguagem Corporal”, os pesquisadores australianos Allan e Barbara Pease, explicam em detalhes os segredos para se interpretar como as pessoas ‘falam’ através do corpo.

💬  COMO DOMINAR A COMUNICAÇÃO VERBAL


Além da nossa vida pessoal e social, algumas profissões dependem muito da forma como nos comunicamos, principalmente através da fala. Professores, vendedores, profissionais em cargos de chefia, todos estes tem na fala seu principal meio de comunicação com seu público. E há que se dominar esta arte para poder crescer na carreira.

Imagine, por exemplo, um gerente ou diretor que precise fazer uma apresentação aos funcionários de um novo processo que será usado na empresa. Ele tem que, antes de qualquer coisa, dominar o assunto para se sentir à vontade para falar sobre ele. Em segundo lugar ele precisa saber com quem está falando: é o pessoal do ‘chão de fábrica’ ou funcionários do nível gerencial? Isso faz toda a diferença na hora de escolher a linguagem a ser usada. Os funcionários da fábrica podem não entender termos muito sofisticados, e os gerentes não entenderem a linguagem do setor de produção.

Até a forma de se vestir pode ser definida pelo seu público: talvez seja melhor não usar terno e gravata ao falar com o “chão de fábrica”, para não passar a impressão de superioridade. Já se você vai a uma reunião com um cliente importante, deve se vestir de acordo para passar a seriedade do seu cargo.

Ao se ver frente a uma audiência, pequena ou grande, é normal sentir o nervosismo. Falar em público é um dos maiores medos do ser humano. Mas não se pode deixar dominar por este nervosismo, e uma dica é, antes de começar a falar, encontrar um rosto conhecido na plateia, e falar como se estivesse se dirigindo àquela pessoa. Depois, aos poucos, vá variando o olhar entre os presentes.

Ao começar a apresentação, o tom de voz deve ser firme o suficiente para ser ouvido por todos, e ao mesmo tempo para passar segurança. Mas tome cuidado para não parecer arrogante ou duro demais. Procure seguir seu roteiro (que você preparou antes, claro!) e, espontaneamente, vá usando tudo que sabe sobre o assunto abordado, a empresa e até sobre as pessoas presentes.

Atenção: o bom humor sempre ajuda a ‘quebrar o gelo’ e pode lhe dar tranquilidade, mas tenha cuidado com a dose. Se você resolve contar uma piadinha ou fazer uma brincadeira e a plateia não acha graça, isso pode levar o seu nervosismo às alturas. Só faça isso se estiver muito seguro.

Uma dica específica para as mulheres: nada de vestido curto, decote exagerado ou acessórios demais. As pessoas tem que prestar atenção ao conteúdo da apresentação e não em você. Tenha bom senso.

💬 CONQUISTE VITÓRIAS ATRAVÉS DA BOA COMUNICAÇÃO


Seja qual for a situação em que sua capacidade de comunicação for exigida, o importante é contar com 3 itens que vão leva-lo ao sucesso. Seja diante de um auditório, numa reunião de negócios, numa entrevista de emprego, numa conversa entre amigos ou até mesmo na paquera. Preste atenção neles e tente nunca esquecer:

                    1 - CONVICÇÃO – acreditar no que está dizendo

                    2 - CONTEÚDO – ter argumentos para expor a ideia

                    3 - PAIXÃO – falar do que realmente emociona você

Mas nada disso vai adiantar muito se você não tiver, antes de tudo outro ingrediente: o comprometimento. Não adianta saber falar, transmitir sua ideia e convencer todo mundo, se você virar as costas e não cumprir com o que falou. A fala e a ação tem que estar unidas. Se você falar uma coisa e, na prática, fizer outra, na próxima vez ninguém vai acreditar em você. Sejam seus funcionários ou sua namorada (o).

💬 MAS EU NÃO CONSIGO FALAR EM PÚBLICO!

COMO POSSO ME DAR BEM NA VIDA?


Tudo bem, aprendi tudo. Mas não consigo falar em público. Só de pensar em subir num palco eu começo a suar e tremer. Calma, isso não é o fim do mundo... Mesmo assim você pode se comunicar bem. Algumas profissões precisam de gente mais quieta. Estas pessoas são mais centradas, mais focadas, e conseguem cumprir tarefas que outras não conseguem. Normalmente são tarefas que exigem mais concentração e pouca dispersão.

Neste caso, o importante é saber que você deve, por exemplo, olhar as pessoas nos olhos, e não abaixar a cabeça. Quando tiver que conversar com seu chefe, deve se preparar sobre o assunto que vão abordar para poder se dirigir a ele com confiança. Deve cuidar dos gestos e da postura. Deve se vestir sempre de acordo com a situação. São coisas básicas que, mesmo sendo muito tímido, você, com certeza, pode fazer.

💬  COMO SER UM BOM VENDEDOR


Uma profissão que depende quase que 100% do poder de comunicação é a de vendedor. E é óbvio que os vendedores são, quase sempre, pessoas extrovertidas, que gostam de falar e fazem muitas amizades. Mas se a timidez pode ser encarada como um pecado para a comunicação pessoal, no caso dos vendedores o pecado pode ser o excesso.

Alguns criam uma sensação de intimidade com o cliente para se aproximar, e até aí nada de errado. É uma abordagem que funciona em alguns casos. Mas o perigo é o vendedor acreditar, realmente, que é íntimo do cliente. Aí ele passa a perder o senso do limite e pode acabar fazendo brincadeiras grosseiras, incomodando em horas inoportunas e comprometendo todo o trabalho que foi feito para conquistar o cliente.

Outro grande erro de comunicação em vendas é que muitos querem ‘vender seu peixe’ com tanto entusiasmo que se esquecem que a comunicação é uma via de mão dupla: você também tem que ouvir. Quem sabe falar mas não sabe ouvir não está se comunicando de forma eficaz. E como saber as reais necessidades do cliente se só você fala e não deixa que ele se expresse?

E nos dias de hoje há um detalhe fundamental no processo de venda: você tem que saber absolutamente tudo sobre o que está vendendo. Não é difícil o vendedor ser surpreendido por um cliente extremamente bem informado sobre o assunto, e que rebate todos os seus argumentos. E aí a venda se torna bem mais difícil e o cliente acaba conseguindo um preço melhor para fechar negócio.

💬  A COMUNICAÇÃO ESTÁ AO ALCANCE DE TODOS


Pode parecer, pelo que você viu até aqui, que a comunicação bem feita é um dom divino ou algo assim, mas não é verdade. Todos podem aprender a se comunicar melhor, seja verbalmente ou usando a linguagem corporal. O importante é saber quais suas limitações e trabalhar para melhorá-las. E algumas coisas são bem simples, como vimos:

  • Conhecer o assunto sobre o qual vai falar
  • Vestir-se de acordo com o ambiente e as pessoas
  • Evitar excessos no gestual
  • Acreditar no que está dizendo
  • Se tiver verdadeira paixão pelo assunto, melhor

E por fim, se eu tivesse que resumir a comunicação em duas dicas, seriam: prepare-se antes; e depois ouça o que os outros tem a dizer. Porque comunicar-se não é falar sozinho, e o processo só terá sucesso se o outro lado entender a mensagem.

Agora, é colocar em prática! Por favor, deixe seu comentário dizendo se gostou do que leu e pode até sugerir algum assunto para os próximos artigos.

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Grande abraço!

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