COMUNICAÇÃO CUSTA CARO? - SIM E NÃO. ENTENDA O PORQUÊ.

Para falar a verdade existem muitas respostas para esta questão, e algumas delas são:
  • ·         Sim, comunicação custa caro, muito caro. Quando você compra um produto de uma grande marca está pagando a sua parte em todo o investimento que a empresa fez para divulgar aquele produto. Portanto, neste caso, a comunicação saiu cara. Pra você, consumidor.
  • ·         Não, a comunicação não custa caro e nem é um custo, é um investimento. A comunicação só terá um alto custo se não der, no mínimo, o retorno planejado. Resumindo: comunicação bem feita é um excelente investimento.
  • ·         Sim, comunicação sai caro, porque os grandes veículos de comunicação, os grandes conglomerados de mídia, cobram um preço alto por seus espaços publicitários. Mas este alto preço é fruto da alta audiência que conquistaram, do enorme público que atingem. E, sendo assim, é resultado do retorno que podem proporcionar para sua campanha.
  • ·         Não, comunicação não custa caro se você investir nos novos canais de divulgação que podem trazer um alto retorno por um custo incrivelmente baixo. A internet trouxe possibilidades que antes eram impossíveis de imaginar. Pagar apenas quando clicam no seu anúncio, obter retorno de produtos digitais que você oferece gratuitamente ao seu público, alcançar um público seleto com poucos reais nas redes sociais, são estratégias de comunicação que vieram para mudar as coisas. Para melhor.

Afinal, comunicação custa caro ou não?

Dito isto, voltamos à pergunta inicial. E a resposta certa é: tudo depende do uso que você faz da comunicação. Vamos imaginar duas situações: na primeira, uma grande empresa contrata um artista famoso ($) para estrelar a campanha do seu novo produto. A agência
de publicidade que atende esta empresa cria uma campanha baseada num comercial de tv ($$) que será gravado por aquele artista e será filmado por um diretor famoso ($$$) numa ilha da Grécia ($$$$) usando um helicóptero ($$$$$).

Portanto, uma campanha milionária para o lançamento de um novo produto. E não podemos esquecer que este filme será veiculado nos principais canais de televisão, no horário nobre ($$$$$$). Digamos que tudo isso, custe 10 milhões de reais. A empresa aprova a campanha e autoriza a gravação do comercial e a compra do espaço na mídia. Afinal, com o artista contratado, o diretor que sabe tudo de comerciais, as locações fantásticas e a veiculação no horário nobre, não tem como dar errado. Mas... é claro que tem.

A propaganda não é uma ciência exata, apesar dos estudos, das pesquisas e de toda a experiência acumulada pelos profissionais dessas grandes agências. Pode dar errado, sim! E como o investimento, neste caso, foi muito alto, o retorno também terá que ser, ou a conta não vai fechar. Digamos que o produto em questão tenha um preço de venda de 100 reais. Apenas para cobrir o custo da campanha, a empresa terá que vender 100 mil unidades.

E se sua empresa é pequena, o que fazer?

Agora vamos a outra situação: uma micro empresa tocada por seu proprietário e que só tem um funcionário vai lançar um novo serviço e precisa divulga-lo. Sem dinheiro para investir nos grandes veículos, a empresa precisa procurar outros canais, mais baratos e eficientes. Vamos imaginar que o serviço em questão seja bolos personalizados para festas.

O proprietário pode usar os contatos que tem nas redes sociais para divulgar textos que remetam ao serviço de bolos personalizados. Exemplo: “Como escolher o melhor bolo para sua festa.” “Porque investir num bolo personalizado e o diferencial que isso trará para sua festa.” Ou ainda “Um bolo é só um comestível? Imagine sua festa com um bolo personalizado.” E por aí vai.

Este é o chamado ‘marketing de conteúdo’
  • ·         Primeiro ponto: ele está fornecendo informação para seu público e não está cobrando nada por isso.
  • ·         Segundo ponto: estes textos vão chamar a atenção para o produto que ele está lançando.
  • ·         Terceiro ponto: ao final dos textos ele pede às pessoas para comentarem e dizerem o que acharam.
  • ·         Quarto ponto: ele pode deixar um link para as pessoas clicarem e terem acesso a mais informações.

Com tudo isto está se formando um público interessado naquele produto ou serviço, e ele terá acesso aos contatos e e-mails de muitas pessoas para, posteriormente, enviar informações sobre o produto em si, e já com a possibilidade de venda. Não tem como dar errado!

Calma! É claro que pode dar errado, Sempre pode! Os textos podem não ser bons o suficiente para despertar a curiosidade, o público para aquele tipo de serviço pode não ser tão grande quanto ele imaginou, as pessoas que participam da rede social do proprietário da empresa podem não ser o público alvo ideal...

Mas, então, qual a conclusão, se nos dois casos o resultado pode não vir? Simples: no primeiro caso o investimento foi de 10 milhões de reais, o que é muito dinheiro para qualquer empresa. No segundo caso, foi... zero. Basta ver o que deu errado, fazer os ajustes necessários e tentar novamente. E se ele conseguir vender um ou dois bolos personalizados, já estará no lucro.

Você é quem tem a resposta

Portanto, só quem pode responder se a comunicação da sua empresa é um ótimo investimento ou um alto custo, é você. Mas há que se tentar, pois não vai ser ficando quietinho no seu canto que as pessoas vão tomar conhecimento da sua existência.
Então, planeje, monte uma estratégia baseada na verba de que você dispõe e mande ver na comunicação da sua empresa. Seja ela do tamanho que for. Caso você não possa contratar um profissional para fazer este trabalho por você (o que seria o ideal), vá tentando até achar a maneira certa de se comunicar com seu público. Se não der certo da primeira vez, descubra onde errou, corrija o rumo e tente novamente.

Com trabalho e determinação, tenho certeza que você vai chegar lá!


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