A importância das imagens na comunicação – ou como ficar 94% mais atraente para seu público

É cliché, eu sei, mas não há melhor maneira de começar este artigo me utilizando da famosa frase que, com certeza, você já deve ter ouvido: “Uma imagem vale mais que mil palavras”. O filósofo chinês Confúcio, que viveu há muito, muito tempo atrás, teria dito esta frase, obviamente, se referindo aos conhecidos ideogramas chineses, os símbolos que significam palavras.


 Ideogramas chineses para ‘homem’ e ‘mulher’


Mas a ideia que ele transmitiu com esta frase se eternizou e até hoje ela é usada (e continuará sendo) para demonstrar o valor que tem uma imagem. E hoje, por imagem, entende-se foto, desenho, paisagem, retrato, vídeo, gráfico, etc.
E é sobre isso que falaremos neste artigo. Vamos ver:
    • Quanto vale uma imagem num anúncio
    • A habilidade de juntar imagem e texto
    • 3 passos importantes para a escolha de uma imagem


VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA A.I.D.A.?


As quatro letras acima nos lembram os atributos fundamentais que qualquer peça de comunicação deve considerar para chegar aos resultados esperados. Primeiro vamos tomar conhecimento do que elas querem dizer:

A – antes de qualquer coisa você deve captar a ATENÇÃO do público

I –  ter o INTERESSE dele é fundamental para poder seguir em frente
D – se não despertar o DESEJO no público, sua mensagem ficará incompleta
A – ao final, você deve ser capaz de provocar uma AÇÃO por parte do seu público


ATENÇÃO 😲 INTERESSE 👀 DESEJO 😍 AÇÃO 🏆


E agora que já sabemos o que cada letra quer dizer, vamos analisar separadamente e entender em detalhes este conceito e como podemos utilizá-lo na nossa comunicação, principalmente nas campanhas de uma empresa que esteja tentando aumentar o retorno que obtém do seu público.

Lembrando que, como já foi dito em outro artigo aqui no blog, a comunicação é um investimento, e ela só terá um alto custo se não der retorno. A comunicação bem feita é o melhor investimento. Clique aqui para ler o artigo completo.

COMO CAPTAR A ATENÇÃO DO SEU PÚBLICO ALVO


Antes de mais nada, é necessário dizer que o que vamos falar aqui é muito genérico, e cada peça, de cada campanha, deve ser analisada individualmente, pois há diferenças grandes entre cada uma. Um anúncio para jornal, um anúncio para revista, um comercial de televisão, um folheto para distribuição nas ruas, um anúncio online, etc. São muitas possibilidades e cada uma tem suas peculiaridades. Para não complicar, vamos chamar apenas de ‘anúncio’.

Dito isto, vamos começar falando sobre como podemos chamar a atenção do nosso público alvo. Primeiro, pense: o que chama sua atenção? O que faz você parar e olhar para alguma coisa? Se você não sabe responder, eu ajudo: o título é o primeiro contato que o público tem com um anúncio. Ou uma grande imagem que apareça logo no início.

Porém, estudos indicam que o cérebro processa uma imagem com uma velocidade muitas vezes maior do que uma mensagem escrita. Quer saber quantas vezes? 60.000 está bom pra você? E eu não errei na digitação, é isso mesmo. Vou até repetir: o cérebro processa uma imagem 60.000 (sessenta mil!) vezes mais rápido do que um texto.

Desnecessário dizer, portanto, que as imagens são ótimas para chamar a atenção do público, mas devem ser muito bem escolhidas. Não adianta pegar qualquer imagem bonita num banco de imagens gratuito da internet se ela não representar exatamente o que você quer passar para o seu público.

Mas se você ainda não se convenceu, aqui vai mais uma informação: está comprovado por estudos, que publicações (sites, blogs, anúncios nas redes sociais...) que trazem imagens recebem 94% mais visitas e muito mais envolvimento do que as que se resumem ao texto. Sim, é quase o dobro!

Então, mais uma vez: para chamar a atenção do público, nada melhor do que uma boa imagem. A imagem é captada com rapidez e pode passar toda uma mensagem de forma clara e objetiva. Mas atenção: a imagem tem que ser interpretada por quem a vê, portanto escolha bem a imagem que irá usar, para que ela transmita o que você pretende, sem margem para interpretações erradas.

Vejam estes exemplos:
ANÚNCIO 1

________________________________________

WORKSHOP: GANHE DINHEIRO DE FORMA FÁCIL E RÁPIDA

Aprenda a ganhar dinheiro e atinja seus objetivos financeiros.
Uma nova forma de trabalho que vai mudar a maneira como você se relaciona com o dinheiro.

Inscreva-se já!
Ligue 2122 2324
________________________________________


ANÚNCIO 2
________________________________________
     
WORKSHOP: GANHE DINHEIRO DE FORMA 
WORKSHOP: GANHE DINHEIRO DE FORMA FÁCIL E RÁPIDA

Neste workshop gratuito, você vai aprender uma nova forma de trabalho que vai mudar a maneira como você se relaciona com o dinheiro.
Aprenda a ganhar dinheiro e atinja todos os seus objetivos financeiros.

VAGAS LIMITADAS - INSCREVA-SE JÁ!
Ligue agora mesmo e garanta seu lugar: 2122 2324
 ________________________________________

Vamos analisar os dois anúncios acima: qual deles chamou mais sua atenção? Provavelmente foi o segundo, por causa da imagem. O primeiro anúncio, apenas com texto, não é chamativo e exige das pessoas um esforço maior para ser entendido. E a preguiça de ler ou a correria nos leva a ignorá-lo. – “Não deve ser nada importante.”

Setas, alvos e coisas do tipo chamam nossa atenção porque passam a sensação de conseguir o que queremos, de conquistar alguma coisa, de ‘chegar lá’. E no caso acima, o alvo atingido está bem claro na imagem: o dinheiro. Você olha e entende rapidamente a mensagem. E quem não quer acertar neste alvo? – “Ok! Você tem minha atenção.”

GANHOU A ATENÇÃO? AGORA DESPERTE O INTERESSE


O interesse é diferente da atenção. A atenção é o primeiro passo, é fazer o público olhar pra você. Uma pessoa que dê um grito na rua vai chamar a atenção de muita gente, mas isso não quer dizer que elas ficarão interessadas no que está acontecendo. A imensa maioria vai olhar para o lado de onde veio o grito, alguns vão parar por um segundo, mas depois seguirão seus caminhos sem nem saber o que aconteceu.

Um anúncio precisa passar desta fase da atenção. Se começamos bem, com uma imagem ‘matadora’ que arrebatou a atenção de centenas ou milhares ou, quem sabe, milhões de pessoas, agora precisamos fazer com que elas se interessem em se informar mais. E como se consegue isso? Qual o segundo passo? Se começamos com uma imagem, o segundo passo é o título, a frase que vai despertar o interesse do público.

A imagem, conforme já dissemos, é imprescindível num anúncio que pretende dar retorno. Ela é muito mais rápida do que o texto na hora de chamar a atenção do público. Mas não dá para fazer um anúncio apenas com imagem. Você precisa dizer o que está oferecendo, qual o benefício, quais as vantagens, etc. Portanto, você precisa do texto.

O consumidor em potencial passa, então, ao segundo estágio, que é ler o título, as letras maiores que vem logo abaixo da imagem. Veja que procurei manter praticamente o mesmo texto nos dois anúncios, e o título é bastante objetivo: “Workshop: Ganhe dinheiro de forma fácil e rápida”. Depois de ver, na imagem, que é possível atingir o alvo (dinheiro) você lê o título e duas palavras despertam seu interesse: “fácil” e “rápida”. – “Ganhar dinheiro de forma fácil e rápida??? Já fiquei interessado!”

O CONSUMIDOR PRECISA DESEJAR SEU PRODUTO


Neste passo, o de despertar o desejo do público, alguns termos são muito importantes, pois provocam reações em nosso cérebro. É o caso das palavras citadas acima e de outras como grátis, desconto, único, exclusivo, etc. Vejam que usei no segundo anúncio os termos ‘gratuito’ e ‘vagas limitadas’, além da frase ‘atinja todos os seus objetivos financeiros’.

Tudo isso é atrativo para o público, afinal quem não quer algo que seja gratuito, fácil, rápido e que vai fazer você alcançar todos os objetivos financeiros? Existem muitas outras palavras e termos que servem para atrair a atenção, despertar o interesse e provocar o desejo do público. Num próximo artigo vamos abordar este assunto mais a fundo.

E pra terminar damos uma ‘ordem’ para o consumidor: “Ligue agora mesmo (urgência) e garanta seu lugar” (escassez). Mas como o assunto aqui são as imagens, vamos recapitular o que dissemos lá no início:

    • Quanto vale uma imagem num anúncio
    • A habilidade de juntar imagem e texto
    • 3 passos importantes para a escolha de uma imagem

Já sabemos que uma imagem pode valer até 94% mais visitas ao seu site e blog ou ligações para sua empresa, além de ser captada pelo cérebro do consumidor milhares de vezes mais rapidamente que um texto.

Quanto à habilidade em juntar imagem e texto, vimos no exemplo do anúncio que a imagem sozinha não vai conseguir converter um potencial comprador em vendas efetivas. Você precisará do texto, e pesquisas indicam que, quando texto e imagem são usados harmoniosamente, as taxas de retenção de clientes podem chegar a até 25%, o que é excelente.

Mais algumas informações:

           * Se você tem um blog, saiba que o uso de infográficos pode aumentar o tráfego em até 12%

         * Uma bela imagem pode ajudar a compartilhar e até viralizar um anúncio, pois as pessoas gostam de compartilhar imagens

            * 60% dos consumidores prefere acessar sites que mostrem imagens nos resultados dos sites de busca

A ESCOLHA DA IMAGEM PERFEITA PARA SEU ANÚNCIO


Faltam então as dicas que prometi para escolher uma imagem para seu anúncio. Pois vamos a elas:
1.   A primeira dica é a que já citei no artigo: a imagem tem que ser ‘matadora’. Aquela que desperte a atenção e o interesse do consumidor, logo à primeira vista. É claro que ela tem que ter algo a ver com seu produto, mas se você vende roupas, pode usar uma imagem que passe a sensação de conforto ou de modernidade. Não precisa, necessariamente, ser uma imagem de roupa. 
2.   A qualidade da imagem é muito importante. De nada adianta uma foto ou imagem bonita e com péssima resolução. E outro detalhe importante é o tamanho (que é diferente da resolução), quando o uso é online. Imagens muito ‘pesadas’ demoram a carregar num site, por exemplo, e isso irrita qualquer um. 
3.   Esta é IMPORTANTÍSSIMA: você não deve infringir os direitos autorais do autor da imagem. Não basta procurar uma imagem no Google, copiar e usar, pois a grande maioria tem direitos reservados e você não tem autorização para usá-la comercialmente. Uma dica é procurar imagens ou fotos gratuitas em bancos de imagens. Um deles é o PIXABAY (https://pixabay.com/pt/), site só com imagens liberadas para uso e em português. E existem muitos outros, é só pesquisar. Mas não se engane: as melhores imagens e fotos não são gratuitas.
Dito isto, o outro tópico necessário para encontrar uma imagem perfeita é: sensibilidade. Mas aí não dá pra ensinar... Tenha a sensibilidade de se imaginar no lugar do consumidor que vai ver seu anúncio, e pense se aquela imagem faria você clicar no anúncio ou se chamaria sua atenção para que você continuasse a ler. Se a resposta for sim, essa pode ser uma boa imagem. Vá tentando e medindo o resultado até conhecer melhor o consumidor.
ATENÇÃO: nada do que foi dito acima sobre imagens e texto terá utilidade se a mensagem não for verdadeira. Jamais minta para seu público, ou sua empresa não terá vida longa.

Espero ter ajudado. E nos próximos artigos tem mais coisas interessantes sobre comunicação. Se você ainda não inscreveu seu email, por favor faça isto agora, lá no alto da página.
Obrigado.

Comentários

Postagens mais visitadas