A importância das imagens na comunicação – ou como ficar 94% mais atraente para seu público
É cliché, eu sei, mas não há melhor maneira de começar este
artigo me utilizando da famosa frase que, com certeza, você já deve ter ouvido:
“Uma imagem vale mais que mil palavras”. O filósofo chinês Confúcio, que viveu
há muito, muito tempo atrás, teria dito esta frase, obviamente, se referindo
aos conhecidos ideogramas chineses, os símbolos que significam palavras.
Ideogramas
chineses para ‘homem’ e ‘mulher’
Mas a ideia que ele transmitiu com esta frase se eternizou e
até hoje ela é usada (e continuará sendo) para demonstrar o valor que tem uma
imagem. E hoje, por imagem, entende-se foto, desenho, paisagem, retrato, vídeo,
gráfico, etc.
E é sobre isso que falaremos neste artigo. Vamos ver:
- Quanto vale uma imagem num anúncio
- A habilidade de juntar imagem e texto
- 3 passos importantes para a escolha de uma imagem
VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA A.I.D.A.?
As quatro letras acima nos lembram os atributos fundamentais
que qualquer peça de comunicação deve considerar para chegar aos resultados
esperados. Primeiro vamos tomar conhecimento do que elas querem dizer:
A – antes de
qualquer coisa você deve captar a ATENÇÃO do público
I – ter o INTERESSE dele é fundamental para poder
seguir em frente
D – se não
despertar o DESEJO no público, sua mensagem ficará incompleta
A – ao
final, você deve ser capaz de provocar uma AÇÃO por parte do seu público
ATENÇÃO 😲 INTERESSE 👀 DESEJO 😍 AÇÃO 🏆
E agora que já sabemos o que cada letra quer dizer, vamos analisar
separadamente e entender em detalhes este conceito e como podemos utilizá-lo na
nossa comunicação, principalmente nas campanhas de uma empresa que esteja
tentando aumentar o retorno que obtém do seu público.
Lembrando que, como já foi dito em outro artigo aqui no blog,
a comunicação é um investimento, e ela só terá um alto custo se não der retorno.
A comunicação bem feita é o melhor investimento. Clique
aqui para ler o artigo completo.
COMO CAPTAR A ATENÇÃO DO SEU PÚBLICO ALVO
Antes de mais nada, é necessário dizer que o que vamos falar
aqui é muito genérico, e cada peça, de cada campanha, deve ser analisada
individualmente, pois há diferenças grandes entre cada uma. Um anúncio para
jornal, um anúncio para revista, um comercial de televisão, um folheto para
distribuição nas ruas, um anúncio online, etc. São muitas possibilidades e cada
uma tem suas peculiaridades. Para não complicar, vamos chamar apenas de
‘anúncio’.
Dito isto, vamos começar falando sobre como podemos chamar a
atenção do nosso público alvo. Primeiro, pense: o que chama sua atenção? O que faz você parar e
olhar para alguma coisa? Se você não sabe responder, eu ajudo: o título é o primeiro contato que o
público tem com um anúncio. Ou uma grande imagem
que apareça logo no início.
Porém, estudos indicam que o cérebro processa uma imagem com uma
velocidade muitas vezes maior do que uma mensagem escrita. Quer saber quantas
vezes? 60.000 está bom pra você? E
eu não errei na digitação, é isso mesmo. Vou até repetir: o cérebro processa
uma imagem 60.000 (sessenta mil!) vezes mais rápido do que um texto.
Desnecessário dizer, portanto, que as imagens são ótimas para chamar a atenção do público, mas devem ser muito bem escolhidas. Não adianta pegar
qualquer imagem bonita num banco de imagens gratuito da internet se ela não
representar exatamente o que você quer passar para o seu público.
Mas se você ainda não se convenceu, aqui vai mais uma
informação: está comprovado por estudos, que publicações (sites, blogs,
anúncios nas redes sociais...) que trazem imagens recebem 94% mais visitas e muito mais envolvimento do que as que se resumem
ao texto. Sim, é quase o dobro!
Então, mais uma vez: para chamar a atenção do público,
nada melhor do que uma boa imagem. A imagem é captada com rapidez e pode passar
toda uma mensagem de forma clara e objetiva. Mas atenção: a imagem tem que ser
interpretada por quem a vê, portanto escolha bem a imagem que irá usar, para
que ela transmita o que você pretende, sem margem para interpretações erradas.
Vejam estes exemplos:
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Vamos analisar os dois anúncios acima: qual deles chamou mais
sua atenção? Provavelmente foi o segundo, por causa da imagem. O primeiro
anúncio, apenas com texto, não é chamativo e exige das pessoas um esforço maior
para ser entendido. E a preguiça de ler ou a correria nos leva a ignorá-lo. – “Não
deve ser nada importante.”
Setas, alvos e coisas do tipo chamam nossa atenção porque passam
a sensação de conseguir o que queremos, de conquistar alguma coisa, de ‘chegar
lá’. E no caso acima, o alvo atingido está bem claro na imagem: o dinheiro.
Você olha e entende rapidamente a mensagem. E quem não quer acertar neste alvo?
– “Ok! Você tem minha atenção.”
GANHOU A ATENÇÃO? AGORA DESPERTE O INTERESSE
O interesse é diferente da atenção. A atenção é o primeiro
passo, é fazer o público olhar pra você. Uma pessoa que dê um grito na rua vai
chamar a atenção de muita gente, mas isso não quer dizer que elas ficarão
interessadas no que está acontecendo. A imensa maioria vai olhar para o lado de
onde veio o grito, alguns vão parar por um segundo, mas depois seguirão seus
caminhos sem nem saber o que aconteceu.
Um anúncio precisa passar desta fase da atenção. Se começamos
bem, com uma imagem ‘matadora’ que arrebatou a atenção de centenas ou milhares
ou, quem sabe, milhões de pessoas, agora precisamos fazer com que elas se interessem
em se informar mais. E como se consegue isso? Qual o segundo passo? Se
começamos com uma imagem, o segundo passo é o título, a frase que vai despertar
o interesse do público.
A imagem, conforme já dissemos, é imprescindível num anúncio
que pretende dar retorno. Ela é muito mais rápida do que o texto na hora de
chamar a atenção do público. Mas não dá para fazer um anúncio apenas com
imagem. Você precisa dizer o que está oferecendo, qual o benefício, quais as
vantagens, etc. Portanto, você precisa do texto.
O consumidor em potencial passa, então, ao segundo estágio,
que é ler o título, as letras maiores que vem logo abaixo da imagem. Veja que
procurei manter praticamente o mesmo texto nos dois anúncios, e o título é
bastante objetivo: “Workshop: Ganhe dinheiro de forma fácil e rápida”. Depois
de ver, na imagem, que é possível atingir o alvo (dinheiro) você lê o título e
duas palavras despertam seu interesse: “fácil” e “rápida”. – “Ganhar dinheiro
de forma fácil e rápida??? Já fiquei interessado!”
O CONSUMIDOR PRECISA DESEJAR SEU PRODUTO
Neste passo, o de despertar o desejo do público, alguns
termos são muito importantes, pois provocam reações em nosso cérebro. É o caso
das palavras citadas acima e de outras como grátis, desconto, único, exclusivo,
etc. Vejam que usei no segundo anúncio os termos ‘gratuito’ e ‘vagas limitadas’,
além da frase ‘atinja todos os seus objetivos financeiros’.
Tudo isso é atrativo para o público, afinal quem não quer
algo que seja gratuito, fácil, rápido e que vai fazer você alcançar todos os
objetivos financeiros? Existem muitas outras palavras e termos que servem para
atrair a atenção, despertar o interesse e provocar o desejo do público. Num
próximo artigo vamos abordar este assunto mais a fundo.
E pra terminar damos uma ‘ordem’ para o consumidor: “Ligue
agora mesmo (urgência) e garanta seu lugar” (escassez). Mas como o assunto aqui
são as imagens, vamos recapitular o que dissemos lá no início:
- Quanto vale uma imagem num anúncio
- A habilidade de juntar imagem e texto
- 3 passos importantes para a escolha de uma imagem
Já sabemos que uma imagem pode valer até 94% mais visitas ao seu site e blog ou ligações para sua empresa,
além de ser captada pelo cérebro do consumidor milhares de vezes mais
rapidamente que um texto.
Quanto à habilidade em juntar imagem e texto, vimos no
exemplo do anúncio que a imagem sozinha não vai conseguir converter um
potencial comprador em vendas efetivas. Você precisará do texto, e pesquisas
indicam que, quando texto e imagem são usados harmoniosamente, as taxas de retenção de clientes podem chegar a até
25%, o que é excelente.
Mais algumas informações:
* Se
você tem um blog, saiba que o uso de infográficos pode aumentar o tráfego em
até 12%
* Uma
bela imagem pode ajudar a compartilhar e até viralizar um anúncio, pois as
pessoas gostam de compartilhar imagens
* 60%
dos consumidores prefere acessar sites que mostrem imagens nos resultados dos
sites de busca
A ESCOLHA DA IMAGEM PERFEITA PARA SEU ANÚNCIO
Faltam então as dicas que
prometi para escolher uma imagem para seu anúncio. Pois vamos a elas:
1. A primeira dica é a que já citei no
artigo: a imagem tem que ser ‘matadora’. Aquela que desperte a atenção e o
interesse do consumidor, logo à primeira vista. É claro que ela tem que ter
algo a ver com seu produto, mas se você vende roupas, pode usar uma imagem que
passe a sensação de conforto ou de modernidade. Não precisa, necessariamente,
ser uma imagem de roupa.
2. A qualidade da imagem é muito
importante. De nada adianta uma foto ou imagem bonita e com péssima resolução.
E outro detalhe importante é o tamanho (que é diferente da resolução), quando o
uso é online. Imagens muito ‘pesadas’ demoram a carregar num site, por exemplo,
e isso irrita qualquer um.
3. Esta é IMPORTANTÍSSIMA: você não deve
infringir os direitos autorais do autor da imagem. Não basta procurar uma
imagem no Google, copiar e usar, pois a grande maioria tem direitos reservados
e você não tem autorização para usá-la comercialmente. Uma dica é procurar imagens
ou fotos gratuitas em bancos de imagens. Um deles é o PIXABAY (https://pixabay.com/pt/), site só com imagens
liberadas para uso e em português. E existem muitos outros, é só pesquisar. Mas não se engane: as melhores imagens e
fotos não são gratuitas.
Dito isto, o outro tópico necessário
para encontrar uma imagem perfeita é: sensibilidade. Mas aí não dá
pra ensinar... Tenha a sensibilidade de se imaginar no lugar do consumidor que
vai ver seu anúncio, e pense se aquela imagem faria você clicar no anúncio ou
se chamaria sua atenção para que você continuasse a ler. Se a resposta for sim,
essa pode ser uma boa imagem. Vá tentando e medindo o resultado até conhecer melhor o consumidor.
ATENÇÃO: nada do que foi dito acima sobre imagens e texto terá utilidade se a mensagem não for verdadeira. Jamais minta para seu público, ou sua empresa não terá vida longa.
Espero ter ajudado. E nos próximos
artigos tem mais coisas interessantes sobre comunicação. Se você ainda não
inscreveu seu email, por favor faça isto agora, lá no alto da página.
Obrigado.




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